-- ASSUNTOS --

Pessoas distraídas têm cérebro mais eficaz

Boa notícia para quem sofre por ser “distraído” e para os pais compreenderem melhor crianças consideradas “desligadas” ou que vivem "no mundo da lua". 
Segundo estudo publicado na revista Psychological Science, os pesquisadores Daniel Levinson, Richard Davidson e Jonathan Smallwood, estabeleceram a ligação entre a maior memória operacional e a tendência do cérebro em se dispersar por diversos pensamentos, dando-lhes a capacidade de fazer duas coisas ao mesmo tempo.
A pesquisa teve por base a observação de um grupo de voluntários que tinha que pressionar um botão em resposta ao aparecimento de uma determinada letra em uma tela enquanto os pesquisadores os questionavam periodicamente se suas mentes estavam “vagando”. Ao fim do trabalho, os participantes tinham que memorizar uma série de letras interpostas a questões matemáticas simples.
Quem apresentou mais dispersão durante estes testes também obteve melhores resultados na avaliação de memória e, descobriu-se que quem realiza mais raciocínios ao mesmo tempo tem menor capacidade para absorver informação durante as tarefas de rotina. 
O resultado da pesquisa é o primeiro a mostrar a associação entre a inteligência e a capacidade da mente para se dispersar por outros pensamentos e, acredita-se que a capacidade mental tem sido associada com medidas gerais de inteligência como a compreensão de leitura e QI.


por Adriana Forcato

Nenhum comentário:

Postar um comentário